ESPECIAL:SÃO JOÃO

É preciso que não se confunda João, o Batista com João, o Evangelista, autor do Quarto Evangelho e dos Atos dos Apóstolos. O Evangelista era filho de Maria e de Zebedeu, o Batista era filho de Isabel e Zacarias.

É o único santo, além de Nossa Senhora e Jesus Cristo, festejado no dia em que nasceu, 24 de junho. Seu nascimento e missão foram anunciados pelo Anjo Gabriel. Filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, nasceu na cidade de Judá.

Na circuncisão recebeu, por inspiração divina, o nome de João. Era seis meses mais velho que Jesus, mas iniciou sua pregação pública, à beira do rio Jordão, alguns anos antes de Cristo dar início à sua própria missão. Chamaram-no Batista pela importância que, em seu ministério, emprestou ao batismo. E também o precursor porque pregou antes de Cristo, anunciando-o.

Segundo os evangelhos, João alertava o povo para aproximação da vinda do Messias e insistia na preparação pela penitência para essa vinda. Praticava um ritual de purificação corporal por meio de imersão na água, significando mudança interior de vida.

Sua missão termina com o encarceramento na fortaleza de Maquerunte, onde foi degolado por ordem de Herodes Antipas, em 29 de agosto, a pedido de sua enteada Salomé. Sua figura está ligada ao sacramento do batismo.

São João Batista, também, é conhecido como São João do Carneirinho por estar sua imagem arrodeada de carneiros. Os carneirinhos representam o próprio Jesus Cristo, apontado por João Batista como o verdadeiro cordeiro de Deus, segundo o Evangelho de João.

Fonte: Claudia Lima